Normas para submissão de trabalhos

Prazo final para submissão dos resumos: 20/08/2018

Submissão de trabalhos neste link: http://congressos.sistemasph.com.br/index.php/simposiobioufcat/

Os trabalhos submetidos até esta data serão avaliados pela Comissão Científica e poderão ser:

  • Aprovados; ou
  • Ter aprovação condicionada à(s) correção(ões) indicada(s) pelos/as pareceristas; ou
  • Reprovados.
  1. Informações gerais:

– Os trabalhos somente poderão ser inscritos até a data limite.

– Todos os trabalhos deverão ser preparados para apresentação em Pôster, tanto para alunos regularmente matriculados em curso de graduação quanto discentes de pós-graduação.

– Os melhores resumos serão selecionados para apresentação em sessões de comunicação oral.

– O (a) apresentador (a) do trabalho deverá realizar sua inscrição no evento e pagar a taxa pelo boleto antes de inscrever seu trabalho. O comprovante de pagamento deverá ser enviado ao email: simposiobiocatalao@gmail.com .

– Cada participante poderá inscrever apenas 01 (um) trabalho como primeiro/a autor/a.

– Poderão ser inscritos trabalhos de assuntos pertinentes às diferentes áreas das Ciências Biológicas, podendo ser apresentadas pesquisas experimentais, com fundamento científico e revisão de literatura, ou relatos de experiência.

– O resumo de trabalho científico, deve ser uma apresentação objetiva dos pontos principais do trabalho desenvolvido, contendo: introdução, objetivos, metodologia, resultados, discussão e conclusões. Somente serão aceitos trabalhos concluídos ou contendo resultados preliminares. Não é permitido o uso de citações bibliográficas no resumo.

– O relato de experiência é uma modalidade de trabalho acadêmico-científico que tem por objetivo descrever uma determinada experiência que foi executada e que pode contribuir para sua área de atuação. Este tipo de texto apresenta a contextualização, situação e/ou cenário, as motivações e as metodologias utilizadas durante a ação implementada. Além disso, no relato também devem ser detalhados os resultados, as considerações e as impressões que a vivência causou em quem a executou. O resumo do relato de experiência deve ser uma apresentação objetiva dos pontos principais do trabalho, contendo: introdução, contexto, objetivo geral, abordagem metodológica e resultados mais relevantes, indicando o que foi aprendido com a experiência. Não é permitido o uso de citações bibliográficas no resumo.

– Todos os trabalhos serão previamente avaliados pela Comissão Científica.

– Para cada trabalho apresentado será emitido somente um (01) certificado com o nome de todos os autores. Os dados serão aqueles informados pelo autor/apresentador no ato da inscrição do trabalho na plataforma de submissão.

– Haverá certificado conferido aos melhores trabalhos selecionados segundo avaliação da Comissão Científica e das Comissões de Avaliação.

– Todos os trabalhos aceitos para apresentação serão publicados nos Anais do VI Simpósio de Ciências Biológicas do Sudeste Goiano e Mostra de Cinema Ambiental do FICA.

– Idioma do evento: Português.

– Comitê de Ética em Pesquisa: Experimentos realizados em humanos ou que envolvam tecidos e/ou animais de laboratório devem ser acompanhados da aprovação de Comitê de Ética em Pesquisa.

– O trabalho que for inscrito fora das normas gerais e/ou específicas não será avaliado para seleção pela Comissão Científica.

– A relação dos trabalhos aceitos para apresentação, assim como as planilhas de datas e horários de apresentação, estará disponível no site do evento a partir do dia 05 de setembro de 2018.

  1. Instruções para Inscrição de Trabalhos: RESUMOS (Pôster)

– Faça o download do arquivo modelo disponível no site do evento.

– Salve o modelo em .doc com o nome completo do/a autor/a que efetuou a inscrição. Somente serão avaliados os resumos enviados em WORD (.doc).

– O documento (MODELO_resumos_VISCBSG.doc) está preenchido com as instruções para cada tópico. Substitua o texto das instruções pelo seu resumo, mantendo a formatação especificada e detalhada no texto do modelo;

  1. Formatação:

– O resumo não deve ultrapassar uma página (A4);

– MARGENS: 2,0cm;

– TÍTULO: centralizado, negrito, letras maiúsculas, fonte Arial 12pt, espaço simples;

– AUTORES: Nome e Sobrenome completos, com iniciais em letras maiúsculas, fonte Arial 12pt, centralizado. Escrever por extenso o primeiro nome e o sobrenome final (ex.: João D. Alvares). Após o sobrenome final colocar numeral sobrescrito relacionado à afiliação. Insira um asterisco para indicar o autor para correspondência;

– AFILIAÇÕES: Informar a Instituição, Curso e Cidade de cada autor. E-mail do autor 1, fonte Arial 11pt, centralizado. Não inserir endereços. Ao final indicar o e-mail do autor para correspondência precedido de asterisco;

– TEXTO DO RESUMO – a formatação está descrita por modalidade:

  • O resumo de trabalho científico – o texto deve ser escrito em parágrafo único, com até 2800 caracteres (com espaços), espaço entre linhas simples, fonte Arial, tamanho 11 pt, parágrafo justificado, sem recuo na primeira linha.

  • Relato de experiência – o texto deve ser escrito em parágrafo único, com até 2800 caracteres (com espaços), espaço entre linhas simples, fonte Arial, tamanho 11 pt, parágrafo justificado, sem recuo na primeira linha

– PALAVRAS-CHAVE: 3 a 5 termos ou expressões, diferentes do título do trabalho, que auxiliem na caracterização e busca do trabalho nos sites e fontes de indexação. As palavras-chave deverão ser separadas por ponto e vírgula. Fonte: Arial 11, separadas por ponto e vírgula.

  1. Considerações Específicas:

– O pôster deve ser autoexplicativo, de preferência com o mínimo possível de texto e o máximo de ilustrações (figuras, diagramas e tabelas). Sugere-se que as conclusões sejam colocadas na forma de itens. Apoio financeiro, quando aplicável, deve ser mencionado na última linha do resumo.

– Deverá, ainda, ser organizado obedecendo aos itens textuais do resumo científico ou do relato de experiência, tais como: INTRODUÇÃO, OBJETIVOS, METODOLOGIA, RESULTADOS E CONCLUSÃO. O pôster deverá conter as REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS que subsidiaram o trabalho.

– O título deve ser o mesmo utilizado na inscrição do trabalho e ser escrito em letras maiúsculas. Abaixo do título e com letras menores, os nomes dos autores e o e-mail do apresentador.

– Dimensões do pôster: 1,20m de altura x 0,90m de largura.

– O pôster deve ser confeccionado com molduras (por exemplo, de madeira) na extremidade superior e inferior para que possa ser fixado no biombo.

– A formatação do texto é livre.

– O Apresentador deverá estar à disposição dos Congressistas e/ou da Comissão Julgadora em dia e horários pré-determinados pela Comissão Científica.