Todos os filmes selecionados pelo simpósio serão exibidos nos dias 20 e 21/09 de acordo com os horários da programação, no Auditório Congadas, Bloco L.

 

HORÁRIO

FILME

SINOPSE

9 às 10h SISTEMA DIGESTÓRIO Uma aventura digestiva, da boca ao intestino grosso.

Animação, Brasil, 2 min, FICA 2015.

A COR LARANJA Em novembro de 2015, a barragem de minérios de Fundão rompeu no subdistrito de Bento Rodrigues, em Mariana/MG. Os rejeitos tóxicos atingiram o Rio Doce, percorrendo cerca de 600 Km até o mar, no norte do Espírito Santo. E o Doce tornou-se um outro rio, amargo. Ficaram as memórias e a saudade.

Documentário, Brasil, 14 min, FICA 2017.

DIRITI DE BDÉ BURÉ ‘Diriti de Bdé Buré’ é um documentário etnobiográfico que trata da vida de uma indígena mestra ceramista que trabalha com a feitura da boneca Karajá e suas relações intraetnia numa perspectiva de continuidade da cultura, além da manutenção econômica.

Documentário, Brasil, 18 min, FICA 2018.

SUB TERRAE As sombras nem sempre estão embaixo da terra.

Experimental, Espanha, 7 min, FICA 2018.

A VIAGEM DE ÍCARO Bazuca, catador de materiais recicláveis, sonha em voar. Para realizar seu sonho a única alternativa é construir suas próprias asas.

Documentário, Brasil, 18 min, FICA 2018.

 
10h15min às 11h15min MARINA NÃO VAI À PRAIA Um grupo de adolescentes do interior de Minas Gerais prepara uma excursão para o litoral. Marina, uma garota com Síndrome de Down, deseja conhecer o mar. Impedida de viajar com sua irmã, ela busca outros caminhos para realizar seu sonho.

Ficção, Brasil, 17 min, FICA 2015.

ABITA. CRIANÇAS DE FUKUSHIMA Esta é a história de 360.000 crianças de Fukushima que não podem mais brincar na rua por causa da contaminação radioativa. Sobre os seus sonhos e realidade. Um filme poético e muito sensível. O filme é o trabalho de conclusão de curso de Shoko Hara e Paul Brenner em Media Design na Baden-Wuerttemberg Cooperative Universit, Alemanha. Sob a orientação do Professor Klaus Birk, Alexander Hanowski e Martin Hesselmeier.

Animação, Alemanha, 4 min, FICA 2017.

SERTÃO CERRADO O filme ‘Sertão Cerrado’ integra a Campanha Nacional em Defesa do Cerrado, retratando o Cerrado brasileiro e a resistência dos povos tradicionais e originários, além dos conflitos agrários, o avanço da monocultura intensiva de grãos, a pecuária extensiva e os grandes empreendimentos hidrográficos e minerais. Diante do intenso processo de degradação dos bens naturais do Cerrado, o filme indica também, a partir dos conhecimentos científicos e populares, caminhos para a conservação de uma nova relação do povo que o habita.

Documentário, Brasil, 39 min, FICA 2017.

HORÁRIO FILME SINOPSE
11h30min às 12h45min CORA CORALINA – TODAS AS VIDAS Todas as vidas de Cora Coralina em uma narrativa poética nas vozes, sentimentos e interpretações de seis gerações de grandes atrizes brasileiras. Uma polifonia das vozes que habitaram Cora, revelada em prosa, verso e imagens.

Documentário, Brasil, 74 min, FICA 2015.

 
13h30min às 14h30min NINGUÉM NASCE NO PARAÍSO No paraíso da ilha de Fernando de Noronha espécies em extinção, como a tartaruga marinha, encontram políticas de preservação. Já a espécie humana encontra-se em risco de extinção diante da proibição de nascimentos na ilha, quando as gestantes são expulsas aos 7 meses de gravidez.

Documentário, Brasil, 25 min, FICA 2017.

DUAS VEZES SENZALA ‘Duas vezes senzala’ retrata a vida de pessoas LGBT’s negras, suas vivências e suas experiências ao se assumirem. O documentário percorre entre entrevistas que explanam a vida dessas pessoas crescendo em uma sociedade LGBTfóbica e racista.

Documentário, Brasil, 25 min, FICA 2017.

CORP. Ambição, exploração laboral, poluição ambiental, degradação humana, mais-valia, corrupção e muito mais no fantástico mundo do mercado livre!

Animação, Argentina, 8 min, FICA 2018.

 
14h45min às 15h45min L’OURS NOIR Regra #1: Nunca alimente os ursos. Regra #2: Não se aproxime a menos de 100 metros. Regra #3: Evite surpreender os ursos. Regra #4: Mantenha seu cachorro na coleira. Agora que você conhece as regras, nós desejamos a você uma agradável estadia no parque natural dos ursos negros.

Ficção, França/ Bélgica, 15 min, FICA 2017.

TARJA PRETA “Tarja preta” é um curta documentário sobre uma pequena cidade do interior do Brasil, Itacuruba. Descobriu-se que se trata da cidade com o maior número percentual de pessoas que sofrem de depressão no País. Este projeto tenta através dos moradores, apresentar todas as ligações entre eles, sua cidade e seus medicamentos, para assim compreender melhor o que se passa lá e o que fez esta cidade ficar assim.

Documentário, Brasil, 24 min, FICA 2017.

A NOIVA DO COELHINHO Adaptação do conto homônimo dos Irmãos Grimm, ‘A noiva do coelhinho’ conta a história de uma menina que tenta enfrentar um intruso em sua horta. O filme aborda temas como cárcere privado, violência doméstica e abuso infantil.

Animação, Brasil, 12 min, FICA 2017.

 
16h às 17h30min COROS DO ANOITECER Vamos acompanhar o compositor eco-rústico David Monacchi na sua procura para registrar uma paisagem sonora pura e contínua em 3D, no mundo distante e esquecido das florestas tropicais equatorianas (Amazônia), que possuem as mais altas taxas de biodiversidade do planeta.

Documentário, Itália, 75 min, FICA 2018.

 
18h às 19h30min PLANTAE Ao cortar uma grande árvore no interior da floresta, um madeireiro contempla uma inesperada reação da natureza. Uma reflexão sobre as consequências irreversíveis do desmatamento e da subjugação lamentável dos humanos aos demais seres da Terra.

Animação, Brasil, 11 min, FICA 2018.

CONSTRUINDO PONTES Heloísa ganha de presente uma coleção de filmes em Super-8 com imagens das ‘Sete Quedas, paraíso natural destruído no início dos anos 80 para a construção da maior usina hidrelétrica do mundo. Lembrar a construção da usina, realizada no auge do regime militar brasileiro, desperta recordações de um passado imerso em um autoritarismo político e econômico. Projeções, mapas e fotos são usados como primeiras pontes para se chegar ao passado. Mas é o inevitável presente que golpeia Álvaro e Heloísa quando, diante da conturbada situação política do Brasil de hoje, cada um se coloca em um ponto oposto.

Documentário, Brasil Brasil, 73 min, FICA 2018.