Pesquisadores

Ana Paula dos Santos de Sá


Pesquisadora do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos (DEd/UFSCar), com bolsa FAPESP. É doutora em Linguística Aplicada (2019) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com bolsa do CNPq, e mestra em Teoria e História Literária (2015) e licenciada em Letras (2011) pela mesma instituição, com bolsa da FAPESP de Mestrado e de Iniciação Científica. Desenvolveu pesquisa de Pós-Doutorado junto à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), em Portugal (ano 2022), e junto ao DEd/UFSCar com bolsa PNPD/CAPES (Edital PPGE/2020). Tem experiência na linha de pesquisa “Linguagem e Educação”, com projetos e publicações sobre o ensino de literatura/leitura e a formação de leitores na educação básica, sobretudo no que se refere aos conteúdos e aos usos de livros didáticos de Português. É parecerista de periódicos das áreas de Letras e de Educação. Participa do Grupo de Pesquisa “Teoria Crítica e Formação Ético-Política” (CNPq/UFSCar) e da Comunidade Prática de Investigação “Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias da Educação” – CAFTe (Universidade do Porto, Portugal). Realizou intercâmbios acadêmicos junto à Universidade do Porto (UP), em Portugal, durante o Mestrado e o Doutorado: entre 2012 e 2013 esteve vinculada, por dois semestres, ao programa de Mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes, da Faculdade de Letras (FLUP) na condição de estudante-visitante, tendo retornado à instituição portuguesa em 2017 para um estágio de seis meses de Doutorado Sanduíche, desta vez vinculada ao Programa Doutoral em Ciências da Educação, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCEUP).


Andrea Alves da Silva Souza


Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação – UFG (1991); Especialização em Língua Portuguesa pela Faculdade de Letras -UFG (1997) Participou de pesquisa sobre gêneros do discurso. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Língua Portuguesa, alfabetização, texto, leitura, literatura, gêneros e argumentação. Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal de Goiás, lotada no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, desde 1993. Mestre pelo Programa de Pós-graduação do Ensino Básico no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da UFG.


Cleudes Maria Tavares Rosa


Pós Doutora em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Goiás. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2021).Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (2003).Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (2000).Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2013).Pós-graduação em Direito Civil pela Universidade Anhanguera-Uniderp, Rede LFG (2014).Advogada. Inscrita no Conselho Seccional de Goiás da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/GO n 42.550.Professora efetiva horista (Assistente I) da Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC/GO. Coordenadora da área de Sociologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC/GO. Professora orientadora da Liga Acadêmica Multidisciplinar de Tanatologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás – LAMUT-PUC/GO. Pesquisadora da Universidade Federal de Goiás – UFG e da Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR.


Ednei de Genaro


Professor-pedagogo, pesquisador e orientador transdisciplinar, a partir do campo da Educação. Doutorando em EDUCAÇÃO pela UFG (2023-). Doutor em COMUNICAÇÃO pela UFF (2011-2016). Mestre em SOCIOLOGIA POLÍTICA pela UFSC (2008-2010). Títulos universitários de graduação em quatro áreas de conhecimento: GEOGRAFIA pela UNICAMP (2000-2007), PEDAGOGIA pela UNINTER (2018-2020), FILOSOFIA e SOCIOLOGIA pela UNAR (2018-2020). Especialização em GESTÃO EDUCACIONAL E EDUCAÇÃO INFANTIL – FAECH (2023-2024). Docência universitária na área de Educação/Pedagogia, nas seguintes universidades públicas e gratuitas: UFMS – Câmpus Naviraí (2016-2018), UNESP – Câmpus São José do Rio Preto (2019), UNEMAT – Câmpus Pontes e Lacerda (2020-21), Juara (2022-23), Tangará da Serra (2024) e Cáceres (2025-atual). Publica pesquisas em revistas acadêmicas das áreas de Educação e Comunicação. Subáreas com expertises e atuais interesses: Filosofia, Sociologia e História da Educação/Tecnologia (projeto atual de longa duração: ”Arqueologia das Epistemes Educacionais”); Teoria Crítica e Educação/Tecnologia; Estética e Política. Membro pesquisador dos grupos de pesquisa: NEVIDA – Núcleo de Estudos em Educação, Violência, Infância, Diversidade e Arte (Faculdade de Educação – UFG). Site pessoal acadêmico: maelstromlife.com


Fernando Sepe Gimbo


Graduação em Comunicação Social pela Fundação Cásper Líbero e Graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrado em filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Doutorado em filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Atualmente é professor adjunto do curso de filosofia na Universidade Federal do Cariri (UFCA) e professor visitante nos cursos de pedagogia e psicologia na Universidade Federal de Goiás. Suas principais áreas de atuação são: filosofia contemporânea, filosofia da educação e filosofia da psicanálise.


Nivaldo Alexandre de Freitas


Graduado em Psicologia (2002) e Filosofia (2009) pela Universidade de São Paulo; Mestre (2006) e Doutor (2013) em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Professor adjunto da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR – MT), no Curso de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. É líder do Grupo de Pesquisa Formação Humana, Teorias Educacionais e Políticas Públicas – FORTEP. Coordenou o Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Centro-Oeste (FORPREd-CO), gestão 2021-2023. Coordena atualmente o GT 20 – Psicologia da Educação, da ANPEd-CO (2024-2026). É membro associado da ANPEd, da ABRAPSO e da SBPC. A referência teórica de seus estudos é a Teoria Crítica da Sociedade e seus temas de pesquisa são: Psicanálise e literatura no estudo do indivíduo; ideia de formação do indivíduo em teorias psicológicas e educacionais; tecnologia, ciência e política; violência e educação inclusiva.