O Grupo de Estudos e Pesquisas em Teoria Crítica, Cultura, Estética e Educação (CRÍTICA) corresponde aos estudos realizados por pesquisadores do campo da Teoria Crítica da Sociedade, da Cultura, Formação humana e Indústria cultural, da Estética filosófica, da Educação e dos Direitos Humanos. Nossa ênfase é na Literatura e diversidade. Objetivos:
a) promover estudos e pesquisas entre várias áreas de conhecimento relacionadas à cultura e à educação no campo das ciências humanas, no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da UFG, no Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da UFG, em outras Unidades Acadêmicas da UFG e em colaboração com o Grupo de Teoria Crítica da Universidade Federal de São Carlos e diferentes Instituições de Ensino Superior nacionais e internacionais; Linhas de Pesquisa:1 – Teoria Crítica, Estética e Educação: Desenvolver estudos e pesquisas a partir dos fundamentos da teoria do conhecimento, como Friedrich Hegel, Immanuel Kant, Karl Marx e Sigmund Freud; de autores da teoria crítica frankfurtiana como Hebert Marcuse; Max Horkheimer; Theodor W. Adorno; Walter Benjamin e autores contemporâneos que contribuam criticamente para os estudos e investigações referentes à educação, aos campos da cultura e sua constituição, da cultura digital, da estética filosófica, da arte e da formação em diferentes áreas do conhecimento, como: Artes; Filosofia; História; Literatura; Direito; Pedagogia; Psicologia; Sociologia; entre outras. 2 – Formação humana, Arte, Cultura e Educação: Compreender a literatura no campo da estética e da teoria literária como conhecimento crítico da realidade social e suas formas de atuação, objetiva e subjetivamente, no campo das produções audiovisuais, da cultura, da educação, da formação humana e do leitor literário da educação básica (discentes e docentes); d) promover projetos em conjunto, subprojetos e projetos específicos, grupos de estudo, transmissão ao vivo de eventos e apresentações on-line, conferências, encontros, seminários, simpósios, cursos de extensão e a integrações ações de extensão e publicações alusivas à Educação. Por que surgiu o CRÍTICA?A seriedade de estudar temáticas diversas em razão da criação do Grupo de Estudos e Pesquisas em Teoria Crítica, Cultura, Estética e Educação – CRÍTICA se justifica pelo contexto histórico-social e político que se destaca na complexidade da relação entre educação e cultura, o que requer aprofundamento da reflexão crítica em meio às grandes mudanças tecnológicas e à nova configuração social. O olhar para a cultura e sua relação com a educação se sustenta a partir da aproximação entre os campos do saber, compreendendo que a tradição crítica possui o mérito de atravessar e debilitar fronteiras entre disciplinas para refletir sobre a disseminação de uma cultura compreendida como um espectro que favoreça a formação crítica, aplique métodos críticos a todas as produções culturais e permita potencializar a educação para a emancipação de sujeitos políticos e históricos. A importância de formalizar a criação do CRÍTICA com sede na UFG, no espaço do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação – CEPAE em interação com o Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFG e outras Instituições de Ensino Superior nacionais e internacionais, diz respeito a um grupo de estudos e pesquisas que viabilize experiências e conhecimentos, crescimento acadêmico mútuo e a valorização de produções e práticas coletivas, de intercâmbio e de participação acadêmica e institucional. Com a implantação do CRÍTICA, pretende-se criar atividades que proporcionem um ambiente acadêmico e escolar livre e aberto a discussões sobre as temáticas apresentadas nas duas linhas de pesquisa. Nossos canais de comunicação e de atuação serão no YouTube e em lives produzidas pelas redes sociais. |