Grupo de Estudos e Pesquisas em

Teoria Crítica, Cultura, Estética e Educação

Convido você, educadora/educador a conhecer nosso grupo e participar conosco das atividades! Selecionamos obras literárias e audiovisuais para nossos diálogos.

Membros coordenadores

Coordenação Geral do CRÍTICA

Dra. Márcia F. Torres Pereira


Bacharel em Psicologia pela PUC-RS, psicanalista pela Associação Brasileira de Psicanálise ABPC; licenciada em Pedagogia pela UFG-GO; mestre e doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG) com ênfase na Teoria Crítica da Sociedade. Realizou intercâmbio como estágio sanduíche pelo PPGE da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Pós-doutorado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Líder do Grupo de Pesquisa CRÍTICA (rede) dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5421856445555070. Atua como pesquisadora nas áreas de Educação, Sociologia, Psicologia Social e Filosofia. Desenvolve pesquisas na teoria crítica da sociedade, em estética filosófica, autoridade e adoecimento docente, concepção de infância, literatura, violência, cultura letrada e cultura digital. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Teoria Crítica e Educação da UFSCar em parceria com a Johann Wolfgang Goethe Universität Frankfurt am Main. Membro do Núcleo de Estudos em Educação, Violência, Diversidade e Arte – NEVIDA. Coordena o projeto de pesquisa Literatura, Memórias e Testemunhos da Realidade. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação – FE/ UFG – Linha: Cultura e Processos Educacionais. Docente na Unidade CEPAE-UFG. ORCID 0000-0001-5053-5888ORCID https://orcid.org/0000-0001-5053-5888.


Dra. Ilma Socorro Gonçalves Vieira


Possui graduação em Letras-Português (1995), mestrado (2000) e doutorado (2013) em Letras e Linguística pela Faculdade de Letras, da Universidade Federal de Goiás, com estudos na Linha de Pesquisa “Literatura, História e Imaginário”, Área de Concentração: “Estudos Literários”. Tem experiência no ensino de Língua Portuguesa e literatura na Educação Básica e no Ensino Superior, na formação inicial e continuada de professores. Atualmente, é docente do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, da Universidade Federal de Goiás, e do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica, da mesma instituição.

Produção acadêmica

Publicações recentes

“A produção científica é, no âmbito brasileiro e internacional, a forma mais eficaz de transmissão de conhecimentos, descobertas e teorias, com o objetivo de garantir o desenvolvimento de uma região/país, quebrar paradigmas e melhorar a qualidade de vida”

(Dorsa, 2018).

Artigo publicado na revista Ponto de Vista

Fãs e heróis em narrativas digitais: autoridade, identidade e formação (Pereira; Zuin, 2023).

Artigo publicado na Revista UFG

Formação humana, identidade big-data e os desafios da educação (Pereira; Zanolla, 2023).

Artigo publicado revista Poíesis Pedagógica

Sociedade, indivíduo e educação infantil: reflexões sobre a formação humana (Pereira; Souza, 2018).

Publicações

Livros e capítulos de livro

Conheça algumas de nossos livros publicados…

Márcia F. Torres

Autora

Nivaldo A. Freitas

Autor

Márcia Torres

Autora do capítulo

Mídias produzidas

Veja os vídeos recentes

Abordagens e contribuições do conceito de cultura para a investigação dos processos educacionais

Cultura e Processos Educacionais

“Ainda que seja um produto de cultura fundada numa racionalidade instrumentalizada, a literatura se abre a inúmeros significados, cria um espaço do insondável, de dúvidas e questionamentos no leitor, instabilizando-o para se contrapor a mera reprodução da realidade.

Sabe-se que a educação, ainda que seja contraditória em sua base entre emancipação e adaptação, é o lugar que se concebe o esforço para o exercício do pensamento crítico e autocrítico da realidade sócio-histórica” (Pereira, 2024).

Ficar atualizado

Artigos mais recentes

Navegue rapidamente pelas ofertas mais recentes, leia artigos detalhados e estudos de caso para obter a história completa.